Livro: Olhares Transversais Editora Casa do Livro (2001) Autor: Toninho Cury
Ver a cidade sob a ótica de um profissional da fotografia pode revelar situações inusitadas. De bicicleta, Toninho Cury circulou pelas ruas de São José do Rio Preto registrando com suas mini-câmeras Minox Gt-x e Leica-mini convencionais, a confusão visual na cidade, criada pelo excesso de informação durante as eleições municipais do ano 2000. Propagandas do varejo, políticas e a própria simbologia urbana se misturavam e provocavam sensações que, para um olhar menos atento, não eram percebidas conscientemente, mas que, Toninho Cury conseguiu captar revelando o cômico por trás da informação. O resultado, surpreendente, foi registrado no livro “Olhares Transversais” (Editora Casa do Livro – 2001), contendo 28 imagens que levam leitor e eleitor à reflexão.
Até que ponto essa mistura de informações pode influenciar a decisão ´in´consciente do eleitor? A mensagem que se desejou passar com a propaganda poderia estar sendo prejudicada pela má escolha do ponto de divulgação, sendo “atravessada” por outras mensagens? Será que o trabalho de “marketeiros” de campanhas políticas e os imensos gastos com publicidade são em vão quando se perde o foco da mensagem no meio de tantas outras?
Vamos deixar que os profissionais da comunicação deem as respostas para estas perguntas.