ARQUIVO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

História da "Folia de Reis"

Por Toninho Cury

Resumo da História da “Folia de Reis”

 

Presente em todo Brasil, trazido pelos portugueses, o culto aos 3 Reis Magos é mais conhecido por “Folia de Reis”. Recebe outros nomes como: “Companhia de Reis”, “Terno de Reis”, “Grupo de Reis”, etc.

A palavra mago, vem do latim, “magus”, que significa , poderoso.

Crê-se que os “Reis Magos” eram poderosos. Cultos, de grandes estaturas e muito conhecidos, viram a estrela guia e a seguiram até a manjedoura visitar o nascimento do menino Jesus.

Seus nomes eram: Melquior, que significa “Deus Profeta”; Gaspar, “Vencedor de tudo” e Baltazar, “O Negro”. Este último, contestado pelo compositor, músico e folclorista rio-pretense, Joaquim Moreira, pesquisador respeitado sobre os “3 Reis Magos”. Segundo Joaquim Moreira, o negro era Gaspar e não Baltazar.

Os Reis Magos levaram ao Menino Jesus ouro, incenso e mirra. Coisas preciosas na época. O ouro era o mais nobre dos metais. O incenso, um elemento fundamental durante as orações, e a mirra, óleo precioso para embalsamar os mortos.

 

Data principal e o ritual

 

Os foliões de Reis, como são conhecidos no Brasil, saem com seus grupos entre 25 de Dezembro, dia de Natal e 06 de Janeiro, dia de Santos Reis, relembrando a viagem dos 3 Reis Magos à Belém, para visitar o nascimento do Menino Jesus, embora durante o ano todo, exceto na Quaresma, existam “Encontros de Bandeiras”, onde grupos de Reis se encontram para confraternizarem.

Durante o “giro”, como é conhecido, os foliões visitam casas, propriedades rurais, comércio, etc.,  pedindo “ofertas”. Em troca, os Santos Reis abençoam as famílias visitadas, rougando-lhes um ano novo de muita fartura e saúde.

 

Composição dos Grupos de Reis:

 

Instrumentos:

Harmonia: Viola caipira, violão, cavaquinho, bandolim e sanfona.

Solo: Violino, rabeca, flauta doce e pífano.

Percussão: caixa, surdo, pandeiro, ago-gô, afoxé, etc.

 

Palhaços:

A dança dos palhaços é chamada de “chula”.

Mestre: Também chamado por embaixador e capitão, usa toalha branca engomada no pescoço, simbolizando a paz e a pureza. Com o tempo, a toalha branca passou a ser usada por todos os componentes do grupo.

Caixeiro: é o folião que toca caixa. Ao rufar, avisa a chegada dos Santos Reis.

 

As cores e suas representações:

Branco – Representa São José, pai de Jesus.

Azul – Virgem Maria, Mãe de Jesus.

Vermelho – Rei Baltazar (incenso).

Verde – Rei Gaspar (mirra).

Amarelo – Rei Melchior (ouro).

Nunca se usa o preto, que representa o rei Herodes que matou crianças em Belém.