ARQUIVO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Cemitério Histórico Japonês - Álvares Machado/SP

Por Toninho Cury

Localização: Estrada Vicinal Cel.Goulart, distante 5 quilômetros da sede do município.


ASPECTOS HISTÓRICOS:

“Surgiu extra oficialmente em fins de 1918 com a chegada dos primeiros japoneses e o sepultamento da jovem Massae Watanabe. Em Janeiro de 1919, chegaram as famílias Hissakiti Ito e Kurakiti Miyashita.

 

Houve a morte do senhor Shiniti Takei, de febre amarela, cujo corpo seria sepultado na cidade de “Veado” (Presidente Prudente), onde havia o mais próximo cemitério oficial. O mesmo foi transportado a pé por duas pessoas, em uma maca improvisada, seguindo-se pelas margens da ferrovia numa distância de 15 quilômetros.

 

Como já se verificava na época, em uma epidemia de febre amarela, seria impossível transportar todos os corpos até “Veado”.

 

Assim sendo, decidiu-se, pela maioria dos membros da Colônia, que o senhor Naoe Ogassawara se deslocaria até a sede da comarca, na época, Conceição de Monte Alegre (perto de Paraguaçu Paulista) para oficializar o cemitério, que acabaria ficando para o uso exclusivo de japoneses.

 

Na ocasião, os irmãos Takashi, Shiuma e Takeshi Ogassawara, devastaram a mata para abrir a área para o cemitério, sem nenhuma remuneração.

 

O senhor Kurakiti Miyashita celebrava as missas na época.”

 

 

CARACTERÍSTICAS:

 

Foram sepultados 784 pessoas até o ano de 1943, ocasião em que foram proibidos novos sepultamentos, por ordem do então Presidente Getúlio Vargas, por entender que havia uma discriminação racial.

 

Existe sepultado apenas uma pessoa não descendente de japoneses.

 

Ele, de nome Manoel, morreu heroicamente defendendo uma família de japoneses que foi assassinada por bandido.

 

A preservação e conservação é de responsabilidade da ACEAM – Associação Cultural, Esportiva e Agrícola Nipo-Brasileira de Álvares Machado.

 

 

“95º SHOKONSAI” - QUE SIGNIFICA, “CONVITE ÀS ALMAS PARA A MISSA”

FATOS CURIOSOS DO “SHOKONSAI” :

 

Durante o dia todo venta muito, mas assim que são acendidas as velas nos túmulos, pára de ventar, tendo uma calmaria.

 

Outro fato é que, nos 95 anos, ou seja, 95 vezes da realização, nunca choveu durante o evento. Tem chovido antes ou depois.

 

 

TOMBAMENTO HISTÓRICO :

 

O cemitério foi tombado pelo “CONDEPHAAT” - Conselho de Defesa de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, através da Resolução nº23 do dia 11/07/1980. Publicado no Diário Oficial no dia 12/07/1980.

 

Fonte: Livro “Cinquentenário da Colônia Japonesa de Álvares Machado”

 

Autor: Sr. Riotaro Miyashita

 

O texto acima foi transcrito de um folheto distribuído no cemitério, durante o “95º Shokonsai”, em Julho de 2015.