ARQUIVO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Nossa Senhora Aparecida

Por Toninho Cury

Festa dos 299 anos do encontro da imagem da Mãe Aparecida no Rio Paraíba do Sul.

“No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes.

Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço.

Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930. “

(Texto extraído de: http://www.a12.com/santuario-nacional/institucional/detalhes/o-que-e-o-jubileu)

 

O dia 12 de Outubro de 2016, marcou a abertura do Ano Jubilar em comemoração pelos 300 anos de encontro da Imagem de Nossa Senhora Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, a ser comemorado em 2017.

Veja alguns registros dos romeiros e do Santuário de Aparecida feitos na semana em que se comemora o dia da “Padroeira do Brasil”.