ARQUIVO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Festa de Reis, em Urupês

Por Toninho Cury

Uma festa que merece ser vista


Na festa de Reis, em Urupês, a casa do sr. Otimo (foto), foi o ponto de partida para as comemorações.



A vizinha e simpática cidade de Urupês, realizou no dia 15 de Janeiro de 2011, sua tradicional festa em louvor aos Santos Reis.

Tradição em toda a microrregião de São José do Rio Preto, a fé aos três Reis Magos, arrebanha milhares de pessoas às capelas, igrejas, praças e recintos.
Em Urupês, aproximadamente 4.000 pessoas, mais ou menos 30% da população da cidade, esteve no Recinto Antonio Natal Crivelaro prestigiando a festa. Foram preparados por uma equipe de cozinheiros, 1.950 quilos de carnes, em dois dias e duas noites de trabalho. Kafta e carne picada no sistema "churrasco de rodo", fizeram o maior sucesso. Uma verdadeira fartura. Coisa da festa de Santos Reis.
Neste ano, o festeiro mor da festa de Santos Reis, em Urupês, foi o senhor Antonio Pedro da Silva. Ele e o pessoal de apoio merecem todo o mérito pelo sucesso da festa.
Os acordes e as cantorias aos Reis Magos ficaram a cargo da "Cia. de Reis São Lourenço", de Urupês, com a presença de de um violeiro e um violinista de Potirendaba. É tradição, tanto em festas de reis, como congadas e maracatus, a participação de músicos de outros grupos, como convidados especiais.
A "Cia. São Lourenço" faz escola mantendo as tradições folclóricas e religiosas. Neste ano, dançando ao lado de dois palhaços experientes, estava a palhacinha Amanda, de apenas 8 anos, que conseguiu manter o ritmo da dança durante toda a apresentação.
A residência do sr. Otimo, vizinha ao recinto, abriu a festa com a coroação da rainha e a primeira cantoria do dia.
Foi, sem dúvida alguma, uma belíssima festa que merece ser prestigiada todos os anos.
Parabéns ao pessoal de Urupês.
Que Santos Reis os proteja!