ARQUIVO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

O dia em que Rio Preto parou

Por Toninho Cury

Hoje, foi um dia negro para o rio-pretense. Logo pela manhã, bandidos fortemente armados, invadiram o hipermercado “Walmart”, localizado na Avenida José Munia, uma das principais vias da cidade, em busca de dinheiro de carros fortes e caixas eletrônicos, causando pânico aos que estavam por lá, pois foram feitos reféns dos bandidos.

Ao meio de todo tumulto acima descrito, já que tudo foi transmitido em tempo real pelos órgãos de imprensa e “internet”, no calçadão da cidade, bem longe do “Walmart”, por volta das 14:00 horas, houve uma correria e muita gritaria, pois alguém disse que estava havendo “arrastões” e ataques criminosos. Os comerciantes cerraram as portas de seus estabelecimentos e a clientela sumiu.

O “corre corre”, segundo informações dos comerciantes, começou na “Estação Rodoviária”, atravessou as praças centrais e as ruas do “calçadão”. “Era muita gente correndo sem rumo e entrando em lojas e bares”, assim relatou um funcionário de uma loja local.

As fotos do “calçadão” postadas, fiz entre 15 e 16:00 horas. Uma pena ! Pessoas chorando de pânico, lojas fechando e as poucas que ficaram abertas, sem nenhum cliente.

A conversa, era que a “imprensa”, disse para que todos ficassem em suas casas, pois estava havendo ataques nos quatro cantos da cidade. Falei com algumas pessoas e as informações eram muito confusas, como: “o Hospital Austa foi atacado”, “A Lojas Americanas invadida”, “A Humanitarium roubada”, “Os Correios invadido”, enfim, muita coisa dita, com frases inconclusas, o que parecia uma “praça de guerra”.

Apesar de tudo, caminhei tranquilo pelo “calçadão”, que esteve sob a guarda da “Polícia Ambiental” e “Guarda Municipal”, já que todo contingente do policiamento central, estava em cerco aos bandidos que invadiram o “Walmart”.

Concluindo, este 22 de Dezembro, foi um dia terror aos rio-pretenses, que teve dois policiais feridos e dois bandidos mortos. Um prejuízo incalculável aos comerciantes na semana de “Natal”, além de grande trauma às centenas de pessoas que foram feitas reféns no himermercado “Walmart”.

Vamos apagar esse dia de nossas memórias.

As fotos postadas dos policiais em cerco aos bandidos que estavam no hipermercado “Walmart”, fiz entre meio dia e duas da tarde, com meu celular.

Toninho Cury (fotojornalista)