ARQUIVO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

A exumação de Padre Albino, de Catanduva

Por Toninho Cury

Na foto ao lado, padre Albino. (Foto reprodução de Toninho Cury)

Nascido em Portugal aos 21/09/1882, padre Albino Alves da Cunha e Silva, chegou ao Brasil em 21/09/1912 para exercer suas funções religiosas.

Foi pároco nas cidades de Jaboticabal, Jaú, Barra Bonita e por fim, assumiu em 26/04/1918, a paróquia ainda não construída de São Domingos, em Catanduva, onde permaneceu até morrer em 19/09/1973, aos 91 anos de idade.

Além de dotado mentor espiritual, padre Albino fez durante seu sacerdócio, não só milagres nas almas de seus seguidores, como também no dia a dia de toda Catanduva.

Ativo, destemido e de grande inteligência, conquistou o povo, o que muitos políticos com poder nas mãos não fizeram durante anos de gestões.

Construiu igrejas, hospitais, colégios, creches, albergues, lar para velhos e trabalhou diuturnamente para conquistar as faculdades de medicina,

administração de empresas e educação física.

Através de seu prestígio com o então Arcebispo – Bispo de São Carlos do Pinhal, dom José Marcondes Homem de Mello, a cuja jurisdição pertencia antes da criação da Diocese de Rio Preto, conseguiu contato com o grande pintor Benedicto Calixto e o contratou para pintar os painéis da recém construída igreja de São Domingos.

Em fins do ano de 1926, a igreja foi entregue ao povo com os painéis de Calixto.

Hoje, a igreja de São Domingos é conhecida até no exterior.

Todo relato acima, é um resumo de que fez padre Albino ao povo.

A igreja católica já abriu o processo de beatificação de padre Albino. No último dia 21 de Outubro, peritos do Vaticano exumaram seus restos mortais, como parte do processo.

As fotos abaixo, foram feitas no Domingo, dia 18/12/2011, e retratam o traslado do cemitério local até o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, onde foi celebrada uma missa pelo Bispo Diocesano de Catanduva, dom Otacílio Luziano da Silva.

Os restos mortais de padre Albino, serão sepultados na igreja de São Domingos sob a guarda dos apóstolos de Calixto.