ARQUIVO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

O cinquentenário do Serviço Social São Judas Tadeu

Por Toninho Cury

Com muito orgulho, Rio Preto festejou, dia 28 de Outubro de 2012, o jubileu de ouro do Serviço Social São Judas Tadeu. Orgulho, pois nessa data, em 1964, o então pároco recém chegado à igreja, padre Ângelo Dell’Oro (*1911-†2008), criou uma campanha para acolher adolescentes carentes, sob o título de “Tudo serve”. Nos tempos atuais, seria um tipo de coleta de lixo reciclável, uma ideia à frente do seu tempo.
Dirigindo um velho caminhãozinho Ford, padre Ângelo pegava todos descartes de residências, como: jornais velhos, garrafas, móveis e eletrodomésticos quebrados ou fora de uso, restos de construções, etc. Em suas oficinas, mãos carentes eram treinadas não só para recuperar o que lhe fora doado, como também,  para criar de sucatas, novas ideias, novos projetos, enfim, um reciclado que construiu uma obra, reconhecida até no exterior.
O que se colheu nesses 50 anos, foram profissionais liberais bem sucedidos. Um milagre, sem dúvida, atribuído ao Padre Ângelo.
São Judas Tadeu é cultuado nos quatro cantos do país, como o  patrono das causas impossíveis e das causas perdidas.
O culto à São Judas, só foi propagado no Brasil, por volta de 1940. Até então, era um santo quase que desconhecido pelos católicos.
Foi o padre João Buscher, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que em 1940, assume um desafio em construir no bairro do Jabaquara, em São Paulo, então um “sertão” para os paulistanos, um santuário de São Judas.
Seu maior desafio na construção do santuário, após o aval do bispado, foi conseguir uma imagem de São Judas para entroniza-la ao altar.
Como não havia nem pintura, foto ou algo parecido nos ateliês dos santeiros para reproduzir a face de São Judas, foi adaptado uma forma de São José, com algumas modificações, que mesmo provisórias, foram adotadas pelos brasileiros e já é tradição como os demais santos cultuados.
Hoje, em todo país, São Judas arrebanha milhões de fieis que agradecem por terem recebido suas graças.
O Santuário de São Judas Tadeu em Rio Preto, é referência como um dos mais freqüentados do país.
Em 1999, entrou em sua maior crise financeira. Quase fechou. Vendeu alguns terrenos para saldar suas dívidas.
Desde 2003, o reitor do Santuário, padre Luiz Donizeti Caputo, é responsável pelo Serviço Social São Judas Tadeu. Com maestria, vem desenvolvendo um ótimo trabalho com excelentes resultados na orientação de adolescentes na faixa etária entre 11 e 17 anos, grande parte, carentes. Hoje, o serviço social, auxilia 350 jovens e tem como vigário paroquial,  o padre Marco Chiqueto.
Abaixo, as fotos das comemorações a São Judas Tadeu em Rio Preto.