ARQUIVO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Os 161 anos de Rio Preto

Por Toninho Cury

Como de costume, desde os anos 1980, é tradição a cidade iniciar as comemorações de 19 de Março, dia de seu aniversário, com um bolo do tamanho de seus anos, confeitado em metros lineares.

A tradição iniciou-se na confluências das ruas Bernardino de Campos com a Siqueira Campos, em frente ao antigo “Banco Econômico”, onde hoje está instalado um salão de beleza.

Após a inauguração do “Carrefour”, às margens da Rodovia Washington Luís, a “TV Record” tomou a frente na promoção do evento até a prefeitura reassumir a responsabilidade. Daí para frente, o bolo passou a ser servido à população, no “Recinto de Exposições”.

Neste ano, a tradição foi “retalhada”. Ao contrário de um bolo de 161 metros lineares, a comissão organizadora embalou pedaços em caixinhas plásticas no tamanho 10x10 centímetros.

Apesar da “bronca” do prefeito Valdomiro Lopes ao chegar no local, onde dizia, “onde está o bolo de 161 metros” e “vocês deveriam colocar as caixinhas em pranchas de 161 metros”, também, “no próximo ano vamos mudar as mesas de comprido”, o bolo agradou ao pequeno público presente. Havia, aproximadamente, setecentas pessoas.

Pouca gente notou a quebra da tradição. A maioria dizia satisfeita.

Daquela forma, em caixinhas, era mais fácil de levar, como também, mais higiênico.

A chuva atrapalhou muito a festa. Devido a falta de público, foram distribuídas muitas caixinhas aos presentes. Sacolas e sacolas de compras eram levadas cheias de bolos e em apenas cinqüenta minutos, tudo acabou.

O prefeito Valdomiro Lopes fez o corte do bolo oferecendo o primeiro pedaço à sua esposa e primeira dama, Eliana.

Também presentes o deputado estadual Orlando Bolçone e os secretários municipais, Alexandre Costa, Deodoro Moreira e Eduardo Piacente.