102ª Festa de São Benedito

Aparecida do Norte, SP, 30 de Abril e 01 de Maio de 2011 - por Toninho Cury

Uma das grandes riquezas de nosso país é o batuque trazido da África pelas mãos dos escravos.

A devoção à Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, é talvez a tradição mais antiga cultuada entre os descendentes afros no Brasil. Por isso, em suas bandeiras, no alto do mastro, suas imagens são destaques.

Diz a lenda, que nos momentos mais difíceis nos navios negreiros, Nossa Senhora do Rosário aparecia aos escravos dando-lhes força para seguir suas viagens.
Santa Efigênia, filha de Eglipo, rei da Etiópia, e da rainha Ifinassa, teria sido convertida pelo apóstolo Matheus.
São Benedito, filho de escravos, chamado “Santo Mouro”, é um dos mais cultuados entre os santos de cor negra no planeta.
É de São Benedito a festa que estive fotografando no último final de semana, 30 de Abril e 01 de Maio, em Aparecida do Norte.
Uma mescla de samba congo, maracatu e vilão, este último até então desconhecido por mim e muito bem apresentado por um grupo de Itaúna, Minas Gerais. Uma festa de muita cultura, folclore e fé.
O ponto forte da festa foi a apresentação das “congadas” no interior do “Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida”.
Católicos, romeiros e turistas que participaram dos cultos religiosos no Sábado pela manhã no Santuário, foram “pegos” de surpresa e agraciados com belos batuques e danças de grupos de todas as partes do país. Coisa rara no local.
No Domingo (01/05), houve na Igreja de São Benedito, a missa afro e a procissão.
Teve também vários shows de artistas e grandiosa quermesse.
É a riqueza de nosso Brasil de fé e tradições.