ARQUIVO

BUSCA

A arte de fotografar e a arte de viver

Publicado quinta-feira, 15 de setembro de 2016

0 comentários

As coisas podem mudar se você acolher a vida e o fotografar a partir de ângulos e olhares distintos.

A arte de fotografar consiste em procurar a luz, a sombra, os tons, o diferente, o mudar; desfocar as coisas ruins, deixando as boas sobressaírem e vice-versa.

O segredo é conseguir conciliar o feio com o bonito em um só quadro. Se for apenas coisas bonitas e boas, o quadro fica lindo, mas monótono, talvez até “sem vida”. O bonito, tem de estar ao lado do feio, por questão de parâmetros, assim, como o forte com o fraco, o rústico com o suave e por aí adiante. Assim é a arte de fotografar, que é diferente de simplesmente “tirar fotos”.

Na vida, em nosso dia a dia, temos de conviver com o bom e o mau, sem lamentações. Temos de aceitar nossas derrotas ao lado das conquistas, recebendo como “lucro” a experiência; Senão, o viver a vida, vira o “tirar fotos”, sem arte, transformando a vida em “simplesmente viver” sem sabor, sem cor, sem degustação, sem comparação...

Deu pra entender ?

A foto postada, fiz por acaso, ao testar a luz do dia na calibragem de minha câmera em um apartamento.

É um simples “click” do centro de Rio Preto, onde além do “feio” do concreto, das chaminés e da poluição, existe vida, cor, harmonia e paz. Tudo isto foi visto de um outro ângulo, acima do alcance de nossos “despercebidos” olhares.

O que seria da foto se o foco fosse apenas o jardim, deixando de lado os edifícios ou vice-versa ???

Toninho Cury (fotojornalista)

 

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!