ARQUIVO

BUSCA

Hotel Avenida Palace - Tombado e deteriorado

Publicado quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

0 comentários

 
F O T O J O R N A L I S M O

A foto fiz em janeiro na cidade de Santos, SP, Brasil.
Uma pena, está irreconhecível ! O Avenida Palace, é um patrimônio histórico da cidade de Santos e o pior, é tombado desde 2008 pelo Patrimônio Cultural de Santos, o Condepasa. O Hotel foi construído em 1920, pelo português Manuel Dias Marcelino. Um luxo na época que está deteriorando.
Desocupado e muito depredado, aparentemente, hospedou em seus tempos áureos, grandes estrelas da música e cinema. Também hospedou políticos que fizeram histórias no país, como Adhemar Pereira de Barros e Jânio da Silva Quadros entre tantos outros.
O imóvel pertence hoje ao Grupo Mendes, considerado o maior empreendedor do litoral paulista. Portanto, tem caixa para reforma.
Como é tombado parcialmente, isto é, apenas sua estrutura externa não pode ser modificada, os santistas creem que o grupo, irá fazer adaptações, talvez, para ser um centro comercial de compras, o “quente” da empresa proprietária. Enquanto isto não acontece, entre as rachaduras do edifício surgem árvores, samambaias e musgos. Nos quartos com janelas abertas, um entra e sai de pombos é visto com frequência.
Quem viver, verá o final da história !
Fotos, texto e pesquisa de Toninho Cury

Fotojornalista
Janeiro de 2023
Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!