ARQUIVO

BUSCA

A "lendária" ponte Mendonça Lima, de Fronteira, MG.

Publicado segunda-feira, 14 de setembro de 2015

0 comentários

(Parte I)

 

Posto hoje, a “lendária” ponte Mendonça Lima, sobre o Rio Grande, que liga a macro região de Rio Preto e o estado de São Paulo às Minas Gerais.

 

Lendária, porque foi construída pelo “Exército Brasileiro” e quem comandou sua construção, foi nada mais, nada menos, que o general Miguel Costa, que participou das Revoluções de 1924, 1930, da “Revolução de 1932” e da “Coluna Prestes”.

 

O general Miguel Costa era amigo particular do dr. Maurício Goulart, fundador de Fronteira/MG e da “Destilaria Fronteira”. Miguel Costa, foi grande incentivador para que Maurício Goulart fundasse a cidade, prova disso é que foi nomeado por Goulart como primeiro diretor da usina.

 

A ponte foi inaugurada em 1943 pelo próprio Miguel Costa e “batizada” com o nome de “Mendonça Lima”, então ministro dos transportes do governo de Getúlio Vargas.

 

Destaco uma observação, que a ponte original em concreto armado, foi substituída por esta da foto, em meados dos anos 1970. Mesmo demolida, sua “magia” ainda permanece em nossas memórias.

 

Devido a seca, as bases da ponte antiga está visível na foto. É só observar as duas partes escuras em frete às bases da nova existente. Na estrutura do lado direito, estão uns pescadores.

 

A foto fiz nesse último sábado e resolvi posta-la, devido às lembranças que me vieram à tona, de histórias e de historiadores que conheci e convivi desde minha infância. Aproveitei e escrevi este texto para compartilhar com vocês.

 

A ponte atual, foi construída durante o governo militar e o nome “Mendonça Lima” foi mantido.

 

Queira ou não, a engenharia e a mão de obra do “Exército Brasileiro”, no tocante às rodovias, pontes, usinas, portos, aeroportos e telecomunicações, dava de “10 x 0” nas empresas e empreiteiras atuais.

 

Em breve, postarei novas fotos e novos fatos sobre aquela região.

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!