ARQUIVO

BUSCA

Vem chegando 2012

Publicado terça-feira, 27 de dezembro de 2011

0 comentários

Há anos que venho sonhando com uma cidade melhor e mais humana. A gente que nasceu e cresceu em Rio Preto, tem nas veias um carinho especial pela cidade, pelo seu povo. Um parêntese: não sou candidato a nada. O ano de 2012 será político. Iremos eleger um novo prefeito e uma nova Câmara.

 

Em 2011, tivemos a visita da presidente Dilma Rousseff. Em seu pronunciamento, prometeu a duplicação da fatídica BR-153, conhecida como “Rodovia da Morte”. Rezemos para que isso aconteça. Atualmente, Rio Preto e região, bateram o recorde de representantes no poder em todas as instâncias. Temos deputados federais, chefes de gabinetes, funcionários de escalões elevadíssimos e nada da duplicação da BR. Foi preciso sair da fala da presidente Dilma, a promessa do desejo maior de toda região. Enquanto nada acontece, famílias choram suas perdas naquela rodovia.

 

A Prefeitura e o Governo Federal, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), iniciaram as obras anti enchentes na cidade, investindo milhões de reais. Torçamos para que a empreitada amenize esse grave problema.

 

Deu um “clic” nos jovens rio-pretenses. Foram às ruas protestar contra o aumento de cadeiras de nossa Câmara Municipal; o aumento dos salários dos vereadores, entre outras coisas. Houve vitória parcial dos jovens. Os acontecimentos do ano de 2011 politizaram mais os rio-pretenses. Será que desta vez nosso voto será mais consciente?

 

Houve um aumento assustador no número de “pedintes” na cidade. O que é de se estranhar, são suas aparências: jovens e fortes. Ao contrário de pedintes de alguns anos atrás, que eram velhos e, quando jovens, doentes. É um fato de alta complexidade. Para isso, são relevantes as participações no debate, de profissionais capacitados em diversas áreas, para solucionar tal problema social.

 

O trânsito é outro “abacaxi” sem solução. Investiu-se muito. Foram colocados novos semáforos, lombadas, sinalizações e nada de melhoria. Não existe um sincronismo nos semáforos e não há guarda de trânsito. A impunidade, o atrevimento e falta de educação de alguns motoristas, agravam ainda mais a situação. São carros sobre as calçadas, filas duplas à espera de vagas em garagens, veículos estacionados em locais proibidos, etc. Nas décadas de 50, 60, 70 e 80, existiam contingentes consideráveis de policiais militares só para o trânsito e as coisas eram bem diferentes. Hoje, os policiais estão mais preocupados em multar do que orientar. É uma meia dúzia, com suas motos, que só aparecem quando chamados. Rio Preto é uma das raras cidades de porte médio, que não possui uma guarda da PM de trânsito. Culpa da Prefeitura ou do Estado???

 

Há rumores de que nosso “Trem Caipira”, que de caipira não tem nada, pois já veio equipado com GPS e rádio comunicador, volte a andar. Fez apenas uma viagem e foi abandonado. Seu GPS e seu rádio foram roubados. Está a deriva na garagem da Prefeitura. Uma boa notícia é a de que está aprovada e com verba liberada, a reforma das estações ferroviárias de Engenheiro Schimitt e Rio Preto. Se for verdade, segundo o prefeito, o trem voltará a “apitar”. Isto é, se não roubaram seu apito.

 

Tenho dó dos irmãos rio-pretenses que moram na Zona Norte. Que sofrimento a locomoção nos horários de pico. Onde estão nossas autoridades para sanar esse grave problema? Que tal construir mais viadutos sobre os trilhos da “Rio Preto Paulista”? A grande força eleitoral está na Zona Norte. Tenho certeza que aquele que realizar essas obras permanecerá muito tempo no poder.

 

Existe uma “luz” no final de cada túnel de nossos desejos. Vamos encarar 2012, com muita energia, fé e trabalho. Agindo assim, tenho certeza que içaremos a luz realizando nossos sonhos.

 

 Toninho Cury

 

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!