ARQUIVO

BUSCA

Uma dica para melhorar suas fotos: "Emoldure-as"

Publicado quinta-feira, 25 de julho de 2013

0 comentários


Para sair da mesmice, "emoldure" suas fotos na hora de fotografar.
No meu caso, registrei uma imagem comum de Rio Preto com um toque especial, apenas enquadrando uma velha lixeira em primeiro plano, que serviu como “ moldura”. É muito fácil conseguir esse resultado com qualquer câmera de bolso.

Vamos lá, no passo a passo:

1º: Visualize o que você quer em primeiro plano. Uma janela, uma porta, uma árvore, etc. Neste caso, utilizei um tubo de ferro que sustenta uma lixeira. Faça um "ensaio" antes de fotografar: agache, levante, incline a câmera para cima, para baixo, dos lados, etc. Visualize e escolha um melhor ângulo através da "moldura", mas não aperte o botão.

2º: Foque e regule a cena principal antes de colocar o primeiro plano ("moldura"). Na foto em questão, foquei Rio Preto, não a "moldura".

3º: Se você estiver utilizando a câmera com regulagem automática, não tire o dedo do botão disparador quando você focar. Pressione-o levemente para não disparar. Isso faz com que, a medição de luz, o foco e a regulagem do que você irá fotografar, permaneçam inalterados. No meu caso, foquei  Rio Preto e com o dedo no disparador, fui até a lixeira. Não há problemas em se deslocar com a câmera com o dedo pressionado no disparador.

4º: Ainda com dedo no disparador, enquadre o 1º plano. No meu caso, a curva de ferro da lixeira “moldura”.

5º: Depois de enquadrado, conforme o "ensaio" do ítem 1º, dispare.

Por que pressionar levemente o dedo no disparador?
Se enquadrarmos um primeiro plano (moldura) e disparamos o botão da câmera, o foco ficará na moldura, como também, a regulagem da câmera. Então a leitura geral da câmera fotográfica, em tese, será só na moldura. A foto principal sairá mais clara ou mais escura e a “moldura” que é apenas um detalhe para melhorar a composição de um todo, será objeto principal da composição, podendo até tornar a cena principal desfocada.

O por que do dedo no disparador?
Nas câmeras autofocus, digitais e eletrônicas, o botão disparador tem dois estágios: o primeiro estágio, foca e regula a quantidade de luz (diafragma) e a permanência (obturador) da luz que irá sensibilizar o sensor ou o negativo. Assim, após o primeiro estágio do sensor acionado, nada mais que estiver em primeiro plano irá interferir (desregular) o que o automático da câmera mediu.

Vamos lá, faça seus testes e boas fotos !

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!