ARQUIVO

BUSCA

Pense positivo ao fotografar o "feio" que a foto sai bonita

Publicado segunda-feira, 13 de julho de 2015

0 comentários



Se as “obras anti-enchentes” na Avenida Bady Bassitt, em Rio Preto, SP, estão estressando os motoristas,  para o fotógrafo que pensa positivo, não.

Quando saio à caça de imagens penso que onde existe o “feio”,  existe “escondido” o  bonito e vice-versa.

Quem passa pelas obras nas proximidades do viaduto da rodovia Washington Luis, na Av. Bady Bassitt, se depara com  um visual “horrível”: máquinas amoitadas,  graxa e óleo grudados no asfalto, terra, lama, blocos de concreto, sujeira, etc. Local difícil de conseguir boas fotos.

Eu, familiarizado com o visual do pedaço, parti em busca do novo, do diferente, de algo aproveitável, como um desafio. Peguei minha bike e uma câmera compacta no feriado paulista de 9 de Julho e “mãos à obra”.

No início, foi meio complicado. Tive que pular dois blocos de concreto e  coragem em passar por um lugar ermo, onde não havia ninguém, apenas alguns tições queimando, abandonados por moradores de rua.

Abaixo, descrevo o que vi e uma leitura técnica do resultado obtido:


1º: Os tapumes de zinco, formam uma perspectiva levando nosso olhar a um ponto de fuga, tipo “túnel do tempo”, com uma luz incrível.

2º: Os meios tons conseguidos através dos reflexos vindos do zinco, iluminam o  teto, quebrando um pouco da escuridão (obs. atrás dos tapumes, havia alguns jogados ao chão que funcionaram como “refletores”).

3º: A textura horizontal do chão contrapõe pela vertical do zinco. Ambos iluminados pela luz rebatida, vinda do espaço que separa os dois viadutos.

4º: Finalizando, os canos da parte de cima do viaduto, formam uma linha diagonal que só consegui, subindo uns dois metros sobre a borda de concreto, onde curvei a câmera em uma diagonal de aproximadamente 10 graus, evitando que os três pilares dividissem a foto ao meio.

5º: Devido a luz dura no branco, as linhas, os meios tons e a composição dramática, optei pelo preto e branco, pois são ingredientes fundamentais para tal.

Espero que gostem.

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!