ARQUIVO

BUSCA

Mais um Natal na Praça Ruy Barbosa

Publicado terça-feira, 21 de dezembro de 2010

0 comentários

Sempre foi tradição do rio-pretense, em época de Natal, dar uma passadinha pela Praça Ruy Barbosa durante as compras noturnas. Neste ano de 2010, a novidade, além da belíssima ornamentação das árvores, é a "Casa do Papai Noel".

Ao fotografar a praça, as recordações de outros Natais invadiram minha cabeça e meu coração. A primeira lembrança foi da figura bondosa e já falecida do nosso "Papai Noel" símbolo, o inesquecível Arlindo Massi. E logo outras figuras e acontecimentos foram recordados, como se estivesse assistindo um velho filme em preto e branco. Lembrei do antigo Cine Rio Preto, hoje Praça Shopping. A "Casas Bueno", com seu slogan fantástico: "Quebrem louças a vontade, pois, no mês de Setembro, temos nós preço melhor, pois é aniversário da Bueno, a maior". A "Casa Combate" (das "turcas"), a "Regente", as "Lojas Clipper" e muitas outras que contribuíram para o desenvolvimento do nosso comércio.

Mas, voltando ao Natal, o maior rei Momo de todos os Carnavais de Rio Preto, se chamava Michelin que, certa vez, atreveu a se vestir de Papai Noel. Foi um fiasco entre a molecada. Seu corpo enorme, tanto lateral, como verticalmente, em nada convenceu a criançada de que era o bom velhinho do Pólo Norte. Todos diziam na noite da Natal: "É o rei Momo, não o Papai Noel". Michelin nunca mais se atreveu em trocar a fantasia. Outro personagem interessante da praça era o senhor Gildo Dodi. Só se vestia de camisa e calça brancas impecáveis. Um detalhe que chamava a atenção era o grande relógio de bolso preso por uma corrente de ouro que ia até quase seu joelho e ainda, de troco, usava sapatos e cintos em um tom de vermelho muito forte. Quem não o conhecia, imaginava que se tratava de um Papai Noel dos ricos. Gildo era um "guarda-livros", um contador, muito respeitado. Homem íntegro e bastante sério para ser confundido com Papai Noel.

O velho chafariz em forma de cálice e o cheiro de pipoca que tomava conta de toda a praça, são inesquecíveis. O saboroso bauru de carne do "Lanches Caron", o cachorro quente da "Lojas Americanas" e o mate gelado com limão do "Bar do Zique", eram meus degustes prediletos a caminho da praça.

Deixo o passado e volto ao presente com você, desejando um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, alegrias e conquistas.

Um forte abraço

 

Toninho Cury

Comentários - 0

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!