Publicado segunda-feira, 10 de novembro de 2014
0 comentários
A fotografia em branco e preto ainda fascina muita gente. Publico hoje, a foto da “Swift” de Rio Preto, SP, como retratada antigamente. Em branco e preto.
Fotografei com uma câmera digital, Leica D-lux 4, calibrando a forma em captar imagem em “B&W” (branco e preto), evitando assim, manipulações posteriores.
Enquadrei a cena colocando nos principais planos, as árvores e a luminária moderna. Posicionei a chaminé ao meio de uma bifurcação de galhos. Dei uma leve inclinação na câmera, deixando o telhado em uma diagonal. Fiz tudo em “jpg”, na maneira mais simples possível. Espero que gostem.
A “Swift” é um dos principais patrimônios históricos da cidade. Foi construída em 1942, para fabricação dos óleos “A Dona” e “A Patroa”. Também usinava algodão em pluma. Em finais dos anos 1960 a empresa deixou de usinar seus produtos e passou a alugar o espaço a terceiros.
Depois disso, por 23 anos, passaram diversas empresas de armazéns gerais e graneleiras. A última locação, foi à empresa “Nargel” de Penápolis, SP.
No ano de 1983, durante a administração do Professor Manoel Antunes, o imóvel foi comprado pela prefeitura para ser um espaço destinado à cultura e à arte.
Nestes 31 anos nas mãos da municipalidade, a “Swift” continua um “canteiro de obras sem fim”. Jamais concluída.