Nelson Silva, foi um grande “cara” que viveu intensamente a vida social e empresarial de Rio Preto, SP.
Foi empresário, secretário de governo, presidente do “Monte Líbano”, vice-prefeito e acima de tudo, um gentleman.
Tive o privilégio em conhecer e ter grande amizade com Nelsinho Silva, como era chamado carinhosamente pelos amigos.
Meu primeiro contato com Nelsinho, foi em meados dos anos 60, quando em sociedade com um primo meu, montou uma venda de cafezinho quente pelas ruas de Rio Preto. Era uma “coisa” bem rudimentar, garrafa térmica, copinhos descartáveis, bandejas e meninas com uniformes na cor azul xadrez, vendendo o produto. O café era feito por duas empregadas domésticas na residência de meu primo.
Foi um dos donos do “Frango Sertanejo” de Guapiaçu e de uma firma de compra de grãos, entre tantos outros investimentos.
Sua maior “marca” entre nós, foi a construção da sede social do “Clube Monte Líbano”, seu grande sonho que se tornou realidade.
Fotografei passo à passo das obras, desde a retirada da terra para análise do solo, até a última sala pintada.
A foto postada, fiz em Dezembro de 1987. Nelsinho passou de casa e lá fomos fotografar a abertura das “valetas de seu sonho” como disse naquele dia.
Hoje, a sede do “Monte Líbano”, é uma das melhores sedes de clubes sociais do país.
Dois grandes “gigantes” o auxiliaram na empreitada do “Monte Líbano”: o construtor Lino Seixas e o mestre de obras Domingos.
Durante a construção, vi que um dos segredos de Nelsinho em seus negócios bem sucedidos, era valorizar o ser humano. Tratava bem tanto o engenheiro, quanto o servente de pedreiro, sem distinção alguma, além de colocar o profissional certo, no lugar certo.
Ainda Rio Preto irá reconhecer o quanto Nelsinho foi importante para seu desenvolvimento.